Tecnologia de alta eficiência no controle do Sphenophorus

TECNOLOGIA DE ALTA EFICIÊNCIA NO CONTROLE DO SPHENOPHORUS

A praga mais debatida no mundo canavieiro atualmente foi tema da última live desta quinta-feira quando o DTM da Syngenta, José Carlos Rufato, falou sobre o Engeo Pleno S e seus atributos como ferramenta para o controle do bicudo silencioso da cana.
No início de sua apresentação, o especialista, com mais de dez anos de estudo da praga, abordou os critérios técnicos do corte de soqueira, principal manejo de controle, como velocidade de aplicação, regulagem na profundidade do solo, volume de calda, paralelismo das ruas e manejo da palha, que destacou mostrando imagens da “palha arrepiada”, que envelopa a soqueira impedindo a chegada do defensivo na soqueira.

Em seguida focou no manejo do adulto, que tem uma vida média de 210 dias, ou seja, três gerações do ciclo, que se não for controlado, em menos de um ano, pode ocasionar uma explosão de indivíduos.

Como controle da praga nesse estágio, ele mostrou um ensaio que o piretróide (lambda-cialotrina) presente na composição do produto, eliminou 100% da população em menos de 72 horas, isso devido a alta dosagem, chegando a mais de duas vezes, em relação a produtos similares, do ingrediente ativo responsável por gerar o efeito de choque. 

O segundo foco foi na larva, que se alimenta do rizoma da planta enfraquecendo a soqueira, onde é de conhecimento de todos a necessidade de atingi-la dentro do sistema radicular, o que é possível através de um corte de soqueira eficiente, mobilidade do produto no solo e alta sistematicidade, que é o caso do segundo ingrediente ativo do Engeo Pleno S, o Tiametoxam.
Ainda sobre esse neonicotinoide, Rufato chamou a atenção para o seu efeito bioativador comprovado cientificamente, pois ele consegue estimular o metabolismo da planta dando maior vigor ao sistema radicular.

“Podemos definir o Engeo Pleno S como um defensivo antídoto, pois além de agir contra uma praga que se alimenta nas raízes, ele também trabalha para a retomada de sua força e consequentemente ganho de tamanho e produtividade da planta como um todo”, explicou o especialista.

Por fim, ainda foi apresentada as vantagens do produto ter sido desenvolvido numa formulação microencapsulada, denominada com a marca “Tecnologia Zeon”, que dá grande poder residual, permitindo o seu uso, com uma mistura eficiente, num tanque de aplicação de vinhaça localizada que comporta um alto volume de calda.
Ainda no assunto de formas de aplicação, ele citou o uso do corte de soqueira no sistema 70-30, o qual o percentual menor é dirigido na superfície com o objetivo de atacar os adultos localizado naquela região do solo.

ASSISTA  A LIVE COMPLETA CLICANDO AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS
Entre em contato