Palestras de conteúdo reuniram pesquisadores, produtores e visitantes

PALESTRAS DE CONTEÚDO REUNIRAM PESQUISADORES, PRODUTORES E VISITANTES

A 18ª edição do Agronegócios Copercana iniciou de forma presencial na segunda-feira (27) com chave de ouro. Pela manhã, uma palestra ministrada pelo prof. dr. Godofredo César Vitti falou sobre nutrição e adubação da cana-de-açúcar.

Na ocasião, ele lembrou que estamos passando por uma crise de fertilizantes e que é preciso potencializar o uso desses produtos. E neste sentido pontuou práticas de manejo, produtividade da cana e principalmente longevidade. “Essa apresentação visa manter um material com longevidade, que é a base de tudo numa época tão difícil como essa. Porém, estamos tranquilos porque a cana-de-açúcar é uma cultura que voltou a ser valorizada. É uma energia renovável, limpa, e o Brasil tem tudo para que essa cultura tenha estabilidade. Praticamente de 12% a 14% da área de cana é reformada e nessa área de reforma é preciso valorizar principalmente junto a Copercana o cultivo do amendoim que é o quarto produto mais exportado para a Rússia e Bielorrússia”.

A palestra teve o apoio da empresa Eurochem Fertilizantes Tocantins e contou com a presença de caravanas das cidades de Monte Alto, Jaboticabal e Pitangueiras.

No segundo dia de palestras presenciais, a Syngenta discutiu com os produtores o combate ao sphenophorus. Desse encontro participaram caravanas de produtores cooperados das cidades de Barretos e Guaíra. A empresa trouxe como convidados, o consultor AGR Cana, João Ulisses de Andrade e, o DTM Sygenta Lupércio Garcia.

Durante a abertura, Thiago Fornasiari RTV da Syngenta desejou a todos um bom dia. Falou sobre o acessa Agro da Syngenta, aplicativo que gera pontos para os produtores rurais, sendo que os pontos podem ser usados para descontos, compra de itens, nos distribuidores autorizados da empresa, como é o caso da Copercana.

Já João Ulisses de Andrade falou sobre o manejo de sphenophorus e os pontos primordiais de controle no campo. O profissional destacou fatores que interferem na produtividade e até deu uma dica para saber se a cana está indo bem pela contagem das folhas. Ao final Lupércio Garcia forneceu informações sobre o produto Engeo Pleno S, que oferece uma forma mais eficaz de controle contra essa praga. Garcia explicou sobre a linha de Produtos herbicidas, inseticidas, fungicidas, maturado e solução digital Syngenta Digital.

Em seguida falou especificamente dos defensivos Syngenta focados em cana planta & Cana Soca e do Engeo, ressaltando suas vantagens no combate ao sphenophorus. Citou o clico biológico da praga e os resultados positivos que o produto obtém diante dela.

Caravanas com cooperados das cidades de Santa Rosa de Viterbo, Santa Cruz das Palmeiras e Frutal lotaram o auditório do Centro de Eventos Copercana - Manoel Carlos de Azevedo Ortolan, na manhã de quarta-feira (29), para a palestra sobre "Manejo biológico de pragas", ministrada pelo coordenador técnico Brasil da Serquímica, Guilherme Lara. O profissional falou sobre o mercado de biológico no Brasil, as principais pragas e a integração de manejos. “A ideia foi falar da importância do biológico como ferramenta de manejo integrado e também lembrar das três principais pragas da cana-de-açúcar: Broca, Cigarrinha e Sphenophorus, que se não tiverem um manejo adequado, as perdas na lavoura são grandes”, disse Lara que também chamou a atenção para a importância do manejo não só dessas, mas outras pragas.

Confira a reportagem completa sobre os destaques do 18º Agronegócios Copercana CLICANDO AQUI.

 

 

VEJA MAIS NOTÍCIAS
Entre em contato