Palestra destaca a importância da convivência e do manejo adequado para controle de pragas na agricultura

PALESTRA DESTACA A IMPORTÂNCIA DA CONVIVÊNCIA E DO MANEJO ADEQUADO PARA CONTROLE DE PRAGAS NA AGRICULTURA

No dia 26 de junho ocorreu a primeira palestra presencial do 19º Agronegócios Copercana, patrocinada pela UPL. O evento contou com a participação da pesquisadora Leila Dinardo, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), e foi realizado no auditório do Centro de Eventos Copercana "Manoel Carlos de Azevedo Ortolan".

Neste dia, caravanas com produtores das regiões Cravinhos, Jaboticabal, Monte Alto, Pontal e Pitangueiras foram convidados a acompanhar a discussão do tema "Práticas de Manejo para controle de Sphenophorus e Nematoides". A palestra proferida por Leila Dinardo trouxe insights valiosos sobre essas duas pragas que afetam a agricultura.

Durante sua apresentação, a pesquisadora enfatizou a importância da convivência como palavra-chave nesse contexto. Segundo Dinardo, a erradicação completa do Sphenophorus das áreas agrícolas é uma tarefa extremamente difícil e economicamente inviável, especialmente para os produtores de cana-de-açúcar. Portanto, a alternativa é aprender a conviver com essas pragas. "Nós não vamos conseguir erradicar Sphenophorus das nossas áreas. Isso é muito difícil. Não que a gente não consiga, até que sim, mas eu acho que economicamente não é muito viável, principalmente para os nossos produtores que vivem de cana. Então, vamos ter que aprender a conviver".

Para alcançar uma convivência adequada com o Sphenophorus, são necessárias medidas adotadas durante o plantio da lavoura, principalmente em casos de infestações mais baixas. Não é suficiente apenas tratar a soqueira, é fundamental adotar medidas específicas para o estabelecimento da cultura.

O tratamento de soqueira é uma prática importante para prolongar a longevidade da cultura da cana-de-açúcar e permitir uma convivência mais duradoura com o Sphenophorus. No entanto, é essencial também destruir mecanicamente as soqueiras infestadas e estabelecer um período de vazio sanitário. “Tratamento de soca é importante. Ele vai permitir que a longevidade da soqueira seja maior, mas é importantíssimo adotar as medidas para implantar a lavoura", aponta e acrescenta: "a convivência com populações mais baixas significa basicamente destruir mecanicamente as soqueiras infestadas e deixar um longo período de vazio sanitário".

Essas medidas têm o objetivo de reduzir a população dessas pragas e evitar sua disseminação descontrolada, contribuindo para um manejo mais eficaz. A palestra de Leila Dinardo trouxe orientações importantes para os produtores enfrentarem esses desafios e otimizarem suas práticas agrícolas, considerando a convivência com o Sphenophorus e os nematoides.

VEJA MAIS NOTÍCIAS
Entre em contato