Novos desafios e atualizações no manejo de doenças de soja e amendoim

NOVOS DESAFIOS E ATUALIZAÇÕES NO MANEJO DE DOENÇAS DE SOJA E AMENDOIM

Fechando o ciclo de palestras presenciais do 19º Agronegócios Copercana, na sexta-feira (30) de junho, Ourofino Agrociência levou para a feira a pesquisadora Fernanda Cristina Juliatti, que palestrou sobre o tema “Novos desafios e atualizações no manejo de doenças de soja e amendoim”. 

Além dos cooperados de Sertãozinho, participaram da palestra produtores das cidades de Frutal, Paulo de Faria e Severínia que foram em caravanas.



Na oportunidade, o RTV (Representante Técnico de Vendas) da Ourofino Agrociência, Franklin Barros e a profissional de desenvolvimento de mercado da Ourofino Agrociência, Bárbara Copetti, fizeram uma breve abertura onde explanaram sobre a empresa que está no mercado de defensivos agrícolas há 13 anos. 



“Para nós é muito importante poder apresentar aos produtores soluções que se ajustem as características da agricultura brasileira. Além disso, o nosso intuito em trazer a Fernanda Juliatti para falar sobre soja e amendoim é porque sabemos que hoje para quem planta cana-de-açúcar, a rotação de culturas é muito importante”, disse Bárbara.   



Muito tem se falado sobre a necessidade de manejo por conta dos potenciais produtivos dessas das culturas de soja e amendoim porque para atingir potencial produtivo e rentabilidade, é preciso manejar os problemas fitossanitários que de acordo com a palestrante Fernanda Cristina Juliatti, no caso da soja, atualmente, os principais problemas fitossanitários é o complexo de manchas e há também alguns problemas com sementes e fungos. E, no caso do amendoim, segundo ela a gente ainda há uma alta pressão de cercosporiose que são as doenças chave para a cultura e mancha em v.

“Dentro da cultura da soja podemos ver atualmente o desafio na complexidade de novos patógenos e, com a tecnologia molecular temos descoberto novas espécies que até então não tínhamos um conhecimento tão vasto. Já na cultura do amendoim o complexo de manchas é o grande fator. São fungos diferentes, mas alguns têm em comum a necessidade das ferramentas que possam ser adotadas na cultura da soja e do amendoim - algumas se conversam”, disse a pesquisadora que ainda ressaltou que a idéia da palestra é bater um papo com os produtores que fazem a adoção das duas culturas para que eles possam ter ferramentas, estratégia de manejo que possam ser adotadas em ambas culturas.



No que o produtor deve se atentar? 
De acordo com Fernanda, o produtor precisa se atentar a qualidade de formulação do produto final, do fungicida seja ele químico ou biológico e se atentar também em trazer as ferramentas de manejo cuidando de intervalos de aplicação, tecnologia de aplicação e volume. “Não adianta ter uma ferramenta boa se não usar um vínculo adequado para a ferramenta chegar onde precisa”.

Fernanda também destacou a importância da feira levar informações aos produtores rurais por meio de palestras. “É muito bacana a Copercana manter os produtores rurais 
 

VEJA MAIS NOTÍCIAS
Entre em contato