Longevidade com vitalidade em soqueira: Muneo BioKit

LONGEVIDADE COM VITALIDADE EM SOQUEIRA: MUNEO BIOKIT

Essa semana, o auditório da Sicoob Cocred em Sertãozinho-SP será palco para a realização das lives do 18º Agronegócios Copercana.  Especialistas renomados irão palestrar e abordar assuntos que, com certeza, farão a diferença para o dia a dia do produtor rural no campo.

Dando início ao ciclo de lives, o engenheiro agrônomo e consultor agronômico de manejo, Michel Fernandes, da Canatech discorreu o tema: Longevidade com vitalidade em soqueira: Muneo BioKit, onde além de disseminar conhecimento e contribuir para o crescimento do setor sucroenergético, ele contribui também posicionando produtos.

Variedades mais plantadas em 2021 - Durante sua explanação, Michel falou sobre as variedades mais plantadas em 2021. Na região de São José do Rio Preto e destacou as mais plantadas -  RB 9752742; RB 966928; CTC9003 e RB 975033. Já no censo do plantio em São Paulo - RB 966928, RB867515; CTC4. E no censo do plantio Centro-Sul - RB867515; RB 966928; CTC4. De acordo com o censo do plantio da MSFernandes – a CTC9002 aparece como a mais plantada seguida da RB985476 e da  CTC4.

“Nas avaliações comerciais de aposta, a namoradinha do Brasil, a RB127825 está sendo muito explorada e o pessoal está gostando muito da IACSP01-5503, uma variedade que está crescendo”. Michel também chamou a atenção para a CTC9006 e a IACSP07-8008. 

Foco no controle - Para o consultor, é preciso focar onde há controle. “Não adianta focarmos em queimadas, geadas e falta de chuvas que infelizmente não controlamos. Temos que trabalhar onde controlamos que são as pragas, daninhas, nutrição ou seja, o conceito de manejo”. Michel ainda destacou que o que mais impacta na produtividade agrícola é a variedade, manejo, clima, renovação do canavial, mecanização, pragas e doenças e ambientes restritivos. 

Ele também chamou a atenção em relação ao uso de fungicida. “Para produzir cana é preciso ter um manejo e fungicida vale muito a pena, seja ele em área total na folha e dependendo das variedades que tem no corte de soqueira”.

Muneo Biokit - O consultor contou que teve um grave problema com Colletotrichum, em uma das suas consultorias e instalou na fazenda um corte de soqueira com vários fungicidas para o controle da praga. Quando cortou a soqueira com fungicida teve ganho de produtividade agrícola - isso o rendeu um prêmio Top Ciência. 
Em todos os 13 tratamentos que fez o que mais deu resposta foram os que tinham Muneo + Aprinza. “Tivemos um desenvolvimento maior”. 
Michel falou ainda sobre os resultados de trabalhos em corte de soqueira onde usou o Muneo e teve um TAH muito bom e produtividade na soqueira.  

“Não é recomendação da BASF, mas onde eu Michel corto a soqueira com Muneo Biokit, tenho uma matéria orgânica boa acima de 2% e posso reduzir em até 50% da minha adubação nitrogenada. Esses resultados são da MSFernandes Consultoria, só que pra fazer isso faço uma avaliação”, disse o consultor que enfatizou. “O Muneo Biokit é um produto que tem fungicida, inseticida, biológico, traz praticidade por ser um kit pronto, então além de  oferecer a melhor solução técnica, também proporciona o melhor custo benefício do mercado”.   

O profissional ainda explicou porque cortar soqueira com Muneo Biokit e porque aplicar o Opera lá na frente. “Tudo isso porque estamos com o maior valor de ATR da história dos nossos canaviais e temos que surfar essa onda”. 

Alguns destaques positivos e negativos - Um dos pontos positivos observados por Michel é que as canas plantadas de 2021 estão mais sadias, portanto deve-se utilizar o máximo de tecnologia possível e as canas colhidas de setembro para o fim de safra também tiveram impacto positivo para a brotação. Agora segundo ele, o que chama a  atenção negativamente, são as canas colhidas de maio até agosto, onde a região de Frutal foi castigada pela seca e pela geada. Ele também se atentou fato de que o número de área de reforma está maior que o previsto e comentou que é preciso ter matéria prima para aproveitar os altos preços do ATR. 

A profissional de Desenvolvimento Técnico de Mercado da Basf, Mariana Feltrin na ocasião falou sobre o portfólio para cana planta e cana soca e ressaltou. “A Basf tem uma solução robusta para a cultura da cana-de-açúcar. Estamos evoluindo no corte de soqueira e posicionando o Muneo Biokit para cana planta e cana soca”.  

Já o RTV (Representante Técnico de Venda) da Basf, Mateus Dutra destacou. “Temos nessa feira tão importante para o setor, a oportunidade de levar ao produtor as nossas soluções para ajudar a aumentar a produtividade e a rentabilidade. Convido todos os cooperados a participar conosco, pois a nossa intenção nessa feira é garantir a disponibilidade de produto. Pretendemos ofertar 100% do nosso portfólio, das nossas soluções e com a melhor precificação do ano, com condição comercial”, garantiu Dutra que ainda ressaltou. “Estaremos fazendo na feira uma campanha exclusiva de Muneo Biokit para o corte de soqueira. A intenção é valorizar essa ação e levar para o produtor a melhor solução completa”.

Perdeu a live? CLIQUE AQUI e confira!

VEJA MAIS NOTÍCIAS
Entre em contato