DESMISTIFICANDO A CERTIFICAÇÃO BONSUCRO
Após a abertura do 19º Agronegócios Copercana que aconteceu no dia 15 de junho, reunindo todos os membros da diretoria e também os palestrantes Antônio Pádua Rodrigues e César de Castro Alves, nesta segunda-feira (19), o auditório 106 da Sicoob Cocred em Sertãozinho-SP abriu novamente suas portas para a retomada o ciclo de lives.
Coordenada pelo gerente de Geotecnologia e Sustentabilidade da Canaoeste, Fábio de Camargo Soldera, a primeira live do dia abordou o tema “Desmistificando a Bonsucro e contou com a explanação da coordenadora Brasil da Bonsucro, Natália Pinheiro e do analista de sustentabilidade da Canaoeste, André Pavan Réa.
O Bonsucro é uma plataforma global que busca a sustentabilidade da produção de cana-de-açúcar em toda cadeia de suprimento. Em todo o mundo são mais de 300 membros, sendo que, no Brasil são 64 membros e 34 usinas certificadas
“Fazem parte dessa plataforma, produtores e associações, usinas, sociedade civil, ONGs, compradores de subprodutos e traders e grande parte dos membros são formados pela indústria, com crescente participação dos produtores que buscam mais segurança em suas produções”, disse Natália. A profissional destacou também que a plataforma é construída em torno de padrões globais, métricos e confiáveis “Três normas de certificação apóiam os produtores no processo e obtenção do selo são eles o padrão de produção (padrão métrico abrangente para agricultura e moagem sustentáveis de cana-de-açúcar); padrão de produção para pequenos produtores (padrão métrico abrangente para agricultura sustentável que facilita a coleta de dados para pequenos produtores) e padrão de cadeia de custeio (garante a rastreabilidade das declarações de sustentabilidade ao longo da cadeia de suprimentos, desde a fazenda até o usuário final)”. Outro ponto levantado por foi a inclusão de pequenos produtores na obtenção do selo. Segundo Natalia há um padrão especifico para pequenos produtos com até 25 hectares.
Ao buscar uma certificação o produtor associado tem muito mais benefícios. Atualmente a Canaoeste conta com 13 associados que estão trabalhando para obterem a certificação. “Há mais de dois anos iniciamos um trabalho voltado para a sustentabilidade de certificação e boas práticas o tão dito ESG que leva sustentabilidade ao produtor rural. Os produtores estão preocupados e querendo essa certificação da Bonsucro. Temos um seleto grupo de 13 associados que estão no processo de certificação do selo Bonsucro e futuramente queremos ampliar esse grupo. O produtor sendo associado além de economizar ele pode contar com todo o apoio da Canaoeste na para buscar sua certificação”, disse Soldera.
Adequações necessárias (armazenamento de defensivos) – De acordo com Réa, muitos produtores acham que é precisa realizar grandes obras para algumas adequações. “O que percebemos na verdade é que muitos associados já possuem espaços adequados, só precisas de adequação, não necessitando de um desprendimento financeiro grande apenas de adequações. Por isso estamos ao lado dos produtores associados para levar as informações necessárias e auxiliá-los para se adequarem sem grandes preocupações”.