Cooperativismo: o modelo sócio-econômico do futuro

COOPERATIVISMO: O MODELO SÓCIO-ECONÔMICO DO FUTURO

Na tarde desta quinta-feira, 23, o décimo oitavo Agronegócios Copercana promoveu uma live que trouxe a importância do cooperativismo. O convidado foi o conferencista internacional, professor e autor José Luiz Tejon. A mediação foi do diretor de Negócios da Sicoob Cocred, Gabriel Jorge Pascon.

Na primeira parte da conversa, Pascon trouxe informações sobre a atualização dos sistemas cooperativistas, evolução e números do Sicoob em relação a outros bancos brasileiros.

O diretor mostrou um ranking da evolução de ativos totais da Cocred, detalhando os números positivos em depósitos totais, patrimônio líquido e operações de crédito.
Pascon destacou a evolução do Sicoob Cocred, os números dos últimos cinco anos, o patrimônio líquido, quadro social e as sobras brutas do banco. Também foram apresentados detalhes de cada um dos serviços prestados pela Cocred como, por exemplo, crédito rural, cartão de crédito, consórcios, seguros de vida, adquirência, cobrança bancária, crédito consignado e poupança.

Jorge Pascon explicou também sobre o ganho social do Cooperado.  Para isso usou como exemplo a diferença entre um banco comum, onde existem juros altos, tarifas abusivas, custos, taxas e dificuldade de atendimento, sendo que o cliente é tratado como um número e não como dono do banco.

Já no sistema cooperativista, Pascon ressaltou que o cooperado não é um cliente, e sim dono.  As vantagens são taxas e tarifas justas, atendimento humanizado, produtos personalizados, alocação de recursos na própria região, o que favorece desenvolvimento, renda, consumo, arrecadação de impostos e faturamento das empresas.
Em seguida, Pascon convidou o professor Tejon para debater o tema cooperativismo. Tejon traçou uma linha de raciocínio observando a importância da cooperação e destacando como o ato de cooperar é fundamental para o desenvolvimento de riqueza em uma sociedade.



A conversa ainda trouxe informações sobre a agricultura brasileira, safra de cana-de-açúcar, etanol, e geopolítica.

Perdeu essa live? CLIQUE AQUI E CONFIRA!

 

VEJA MAIS NOTÍCIAS
Entre em contato