AGRICULTURA DIGITAL E O COOPERADO
A Copercana, com o apoio das empresas Adama, Basf, Bayer, Corteva, FMC, Ihara, Ourofino, Sumitomo, Syngenta e UPL, fechou o ciclo de lives desta segunda-feira (19), com a apresentação do tema: “Agricultura Digital e o Cooperado: Perspectivas e Gestão Agrícola”.
Para falar sobre o assunto, estiveram presentes no auditório 106 da Sicoob Cocred, o engenheiro agrônomo da Copercana, Gustavo Nogueira e o produtor rural, André Junqueira. Já o prof. dr. Murilo Voltarelli participou de forma virtual.
A agricultura digital tende a mudar a gestão das propriedades e com isso, buscar maior produtividade. Voltarelli destacou o Projeto Copercana Agricultura Digital, que nasceu há dois anos com o propósito de contribuir com o produtor rural para que ele seja o mais assertivo possível nas decisões dentro da propriedade.
“A idéia do projeto sempre foi de personalizar os serviços oferecidos, pois no mercado geralmente são oferecidos pacotes prontos não dando ao produtor a opção de ter um manejo adequado para sua propriedade. O nosso objetivo é realizar um trabalho sob medida”. Segundo Voltarelli esse trabalho personalizado gera uma série de benefícios, pois o cliente utiliza a quantidade de produtos apenas onde é necessário e, além de reduzir custos torna o sistema sustentável.
Nogueira na oportunidade citou uma frase do jornalista e publicitário José Luiz Tejon que diz, “sem a agricultura de precisão, ninguém irá ao futuro do agro”. O agrônomo destacou com isso que os serviços oferecidos pelo Projeto Copercana Agricultura Digital segue a premissa de atender todos os produtores, pensando no futuro do agro e levando a tecnologia da cooperativa ao pequeno, médio e grande.
Junqueira que utiliza a assessoria da Copercana na aplicação da tecnologia deu seu testemunho. “Desde 2007 trabalhamos com agricultura de precisão e tivemos a oportunidade de conhecer os serviços de algumas empresas, mas a parceria que fechamos com a Copercana, a facilidade de lidar com a cooperativa de poder expor as nossas ideias e ela atender, isso é um grande diferencial. A Copercana é isso, é cooperativismo mesmo, atende a necessidade do produtor. Vamos para o terceiro ano de aplicação com a Copercana e posso falar com propriedade que bate tudo certinho. Estamos muito contentes com essa parceria”, garantiu.
Voltarelli ainda destacou que um dos diferenciais do projeto é a coleta no campo. “Fazemos várias amostras, a Copercan tem se diferenciado muito neste critério que é extremante importante e de confiabilidade”. O profissional também falou sobre a importância do processo de calibração que é feita nos caminhões para que se coloque o produto correto no local correto e na quantidade correta e afirmou que isso é muito valioso.
Nogueira complementou a fala do profissional afirmando que o Projeto Copercana Agricultura Digital tem trabalhado com 8 a 9 coletas. “Trabalhamos sem pressa ninguém quer escala, queremos entregar um produto de qualidade aos nossos produtores. O nosso objetivo é evoluir dentro da agricultura de precisão dentro da Copercana”, comentou.