Nova Mutum terá indústria sustentável de etanol de milho

Um dos maiores grupos empresarias de Mato Grosso, com atuação consolidada no agronegócio, frigorífico e empreendimentos urbanos, vai lançar nos próximos dias a Ethanol Bioenergia, na BR 163, em Nova Mutum (238 km de Cuiabá-MT). A indústria será 100% sustentável, com capacidade de produção de 200 milhões de litros de etanol à base de milho por ano, além de farelos para ração animal (DDGS e DDG) que serão usados pelo próprio grupo e regionalmente.
O projeto está em fase avançada de execução. As licenças ambientais, aprovadas desde 2018, já foram liberadas e as obras devem começar ainda no primeiro semestre deste ano, com previsão de inauguração para 2020. O grande diferencial da indústria será a utilização, como matriz energética, do capim Brachiaria plantado em áreas de lavoura e pasto degradado da própria empresa, garantindo sua auto-suficiência.
Diferente de outros grupos econômicos que produzem etanol de milho no estado, a Ethanol Bioenergia é 100% mato-grossense e vai agregar valor à cadeia do milho. A construção do novo empreendimento vai movimentar a região, com a geração de emprego e renda e recolhimento de impostos, que por ano deve gerar cerca de R$ 36 milhões somente de ICMS.
 
Etanol de milho
A transformação de milho em etanol já é considerada um caminho sem volta em Mato Grosso, líder na produção do grão no País. Na safra 2017/2018 o estado produziu 26,3 milhões de toneladas de milho, conforme dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Além de agregar valor ao cereal, a usina de etanol de milho impulsiona cadeias produtivas, com níveis de poluição muito menores comparadas aos combustíveis fósseis.
Segundo dados da União Nacional do Etanol de Milho (UNEM), até 2028, Mato Grosso deverá produzir 10% de todo o etanol brasileiro, com futuro investimento em um álcoolduto para transportar o combustível até os grandes centros do Sudeste.

mais
Notícias
do setor

Os desafios do plantio 18 de Março 2019

Por: Marino Guerra Fevereiro é época de começar o plantio da cana. Não é o mês de início, pois dependendo da [...]

ler mais

Copercana ativa na pesquisa relacionada ao amendoim 18 de Março 2019

Por: Marino Guerra Um projeto agrícola que prima pela qualidade, como é o de amendoim da Copercana, dificilmente conseguiria atingir os [...]

ler mais

Finalmente a produção mundial de açúcar cairá 18 de Março 2019

Por: Marcos Fava Neves Reflexões dos Fatos e Números do Agro A nova projeção da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) [...]

ler mais

Utilização de micro-organismos na agricultura 18 de Março 2019

Por: Everlon Cid Rigobelo    A agricultura brasileira enfrenta diversos desafios, entre eles podemos destacar a redução do custo de [...]

ler mais

Quer Inovar? Tente algo novo! 18 de Março 2019

 Por: Oswaldo Junqueira Franco   Parece óbvio, não? Mas por incrível que pareça, muitas vezes os gestores de um [...]

ler mais

Modernização na gestão de negócios 15 de Março 2019

Por: Marino Guerra Com a importância que a organização e a agilidade da informação vem ganhando no mundo dos [...]

ler mais

@ 2019 Agronegócios Copercana Todos os direitos reservados