Projeto Biomas avalia resultados de pesquisas

O Comitê Gestor Nacional do Projeto Biomas se reuniu na última semana, em Brasília, para realizar um diagnóstico do andamento das pesquisas e traçar estratégias para as próximas ações do projeto. O encontro de trabalho aconteceu na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

O Projeto Biomas é uma parceria com a Embrapa e teve início em 2010. Desde então, são realizados estudos para viabilizar soluções com árvores para a proteção, recuperação e o uso sustentável de propriedades rurais. As unidades demonstrativas dos experimentos estão localizadas nos seis biomas brasileiros (Cerrado, Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal).

O presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente da CNA e da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço, enfatizou que a iniciativa demonstra o compromisso da CNA em proporcionar, cada vez mais, mecanismos para os produtores rurais aliarem produção de alimentos e conservação do meio ambiente.

“Os experimentos apresentam modelos de produção sustentável, como recuperação de áreas degradadas e difusão da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. As pesquisas científicas são extremamente relevantes à agropecuária brasileira nesse momento em que estamos discutindo, por exemplo, o Programa de Recuperação Ambiental a partir do novo Código Florestal”, destacou.

De acordo com a coordenadora executiva do Projeto Biomas na CNA, Cláudia Rabello, as próximas ações contemplam a divulgação dos resultados das pesquisas para replicação nas propriedades rurais.

“Vamos disseminar as tecnologias aplicadas nos experimentos para que produtores rurais sejam beneficiados com a inserção de árvores como fonte de renda aliada à conservação ambiental. Para isso, buscaremos o apoio do Senar por meio de sua capilaridade no meio rural”, destacou.

mais
Notícias
do setor

Açúcar: contratos seguem valorizados no mercado externo 21 de Janeiro 2019

Os contratos futuros do açúcar encerraram a semana em alta. Na sexta-feira (18), em Nova York, o lote para março/19 foi firmado em 13.03 [...]

ler mais

Exportações do agro em alta de quase 6% ultrapassam US$ 100 [...] 21 de Janeiro 2019

As exportações do agronegócio atingiram o valor recorde nominal de US$ 101,69 bilhões em 2018, com crescimento de 5,9% em [...]

ler mais

Etanol: hidratado cai 1,90% e anidro recua 1,22% na semana 21 de Janeiro 2019

No período de 14 a 18 de janeiro, o etanol hidratado recuou, pelos índices do Cepea/Esalq, da USP, em São Paulo. Na última semana, [...]

ler mais

Produção de açúcar na Índia em 2018/19 atinge 14,6 mi de t [...] 21 de Janeiro 2019

A produção de açúcar na Índia na safra 2018/19 atingiu 14,686 milhões de toneladas até 15 de janeiro, segundo [...]

ler mais

Oferta de milho deve aumentar no Brasil e no mundo em 2019 17 de Janeiro 2019

A oferta de milho tanto a nível nacional, quanto internacional, devem ser maiores na safra 2018/19. Segundo análise feita pelo Centro de Estudos [...]

ler mais

Produtor precisa fazer o cadastro da atividade econômica de [...] 17 de Janeiro 2019

A inscrição para o produtor rural no Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física (CAEPF) é obrigatória desde [...]

ler mais

@ 2019 Agronegócios Copercana Todos os direitos reservados