Exportação de soja do Brasil tem ritmo 23,6% menor em abril na comparação anual

O ritmo de embarques de soja do Brasil registra até agora neste mês desempenho 23,6 por cento abaixo do observado em todo o abril de 2017, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), vinculada ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.
 
As exportações do maior exportador global da oleaginosa, que começa a escoar sua safra recorde, alcançaram média diária de 442,7 mil toneladas nas duas primeiras semanas do mês (dez dias úteis), aquém das 579,6 mil toneladas ao dia em abril do ano passado.
 
Já em relação a março de 2018, quando a média foi de 419,7 mil toneladas, há aceleração.
 
Nos dez primeiros dia úteis do mês, o Brasil exportou 4,43 milhões de toneladas de soja, contra um total de 8,81 milhões em todo o mês de março e 10,43 milhões em abril de 2017. Naquela ocasião, os embarques brasileiros foram volumosos, perdendo apenas para o recorde histórico de maio do ano passado de 10,96 milhões de toneladas.
 
A expectativa é de que as exportações continuem se fortalecendo, à medida que mais soja da safra recorde chegue ao mercado.
 
Além disso, participantes do mercado têm destacado o potencial do país em exportações de soja neste ano, dada a redução de oferta na Argentina por causa da seca e das tensões comerciais entre Estados Unidos e China, que podem levar o gigante asiático a buscar a commodity no Brasil.
 
Tal cenário levou associações e consultorias a revisar para cima suas previsões de embarques de soja do Brasil em 2018, prevendo um recorde de mais de 70 milhões de toneladas.

mais
Notícias
do setor

VBP da agropecuária deve aumentar 2,93% em 2018 19 de Julho 2018

  O Valor Bruto da Produção Agropecuária apresenta a evolução do faturamento do setor agropecuário, decorrente [...]

ler mais

FAO mostra Brasil de importador a exportador de alimentos em [...] 19 de Julho 2018

É impressionante a mudança do Brasil no cenário agropecuário mundial nas últimas duas décadas. Um relatório [...]

ler mais

ILPF contribui para aumentar produtividade na pecuária 19 de Julho 2018

Graças ao sistema Integração Lavoura Pecuária e Floresta (ILPF), a produtividade da pecuária brasileira experimentou [...]

ler mais

Milho: Mercado inicia pregão desta 5ª feira próximo da [...] 19 de Julho 2018

Na Bolsa de Chicago (CBOT), os futuros do milho iniciaram o pregão desta quinta-feira (19) próximos da estabilidade. Perto das 8h00 [...]

ler mais

O agro brasileiro faz a diferença 19 de Julho 2018

O agro brasileiro deve alcançar até 2027 a gigantesca cifra de US$ 1,1 trilhão (R$ 3,8 trilhões). É a projeção [...]

ler mais

Copercana inaugura o seu mais novo Posto de Combustíveis na [...] 18 de Julho 2018

Ampliando sua atuação na região, a Copercana (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo), irá [...]

ler mais

@ 2018 Agronegócios Copercana Todos os direitos reservados